Sobre o que é o blog?

É um espaço dedicado ao mundo corporativo. Curiosidades, análise de mercado, produtos e serviços. O ambiente organizacional é o tema central dos textos abaixo de forma descontraída e leve. Enjoy.

25 de janeiro de 2012

Qual o sentido de Treinamento & Desenvolvimento no trabalho?


O setor de Treinamento & Desenvolvimento de uma empresa deve entrar no centro de custos como investimento. As grandes empresas hoje já trabalham com um setor de Recursos Humanos estratégico. É uma visão de conceito sobre produtividade que consiste em fazer mais com menos!
O passo principal para se determinar uma dinâmica de T&D é identificar etapas. É um processo simples e sem muitas novidades mas que garantem o resultado positivo do projeto.

É preciso identificar qual a real necessidade do treinamento (levantamento das necessidades de treinamento- LNT). Este processo pode vir da integração entre superiores e subordinados, pode ser determinado pelo processo estratégico do R.H, de conversas com colaboradores, de avaliações de resultados por departamentos e até de feedback entre clientes, fornacedores, etc..

2 Definir as competências críticas de desenvolvimento, hipóteses, problemas e melhorias

3 Identificar as reais necessidades, o que pode ser melhorado, o que pode ser feito e o que pode ser evitado.

4 Verificar todas as soluções e alternativas com o objetivo de priorizar as necessidades de treinamento.

5 Definição da estratégia e plano de T&D pelo setor de Recursos Humanos.

6 Definir os meios para aplicação do treinamento.

7 Realização do treinamento.

8 Uma das etapas mais importantes, verificar se o resultado foi atendido ou não. Se não, é necessário que haja uma ação corretiva e o processo deve ser repetido a partir do passo 3.

9 Verificação dos resultados.

Todo este processo é realizado de acordo com a norma NBR ISO 10015- Gestão de Qualidade- Diretrizes para Treinamento, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Ações assim são capazes de elevar e muito a qualidade de força de trabalho de uma empresa. São questões como esta que diferenciam uma empresa de outra.

A imagem você encontra aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário