Sobre o que é o blog?

É um espaço dedicado ao mundo corporativo. Curiosidades, análise de mercado, produtos e serviços. O ambiente organizacional é o tema central dos textos abaixo de forma descontraída e leve. Enjoy.

14 de fevereiro de 2012

Etiqueta para quem vai sair de férias!




A imagem você pode encontrar aqui.
  Mas afinal, existe uma regra de etiqueta para quem sai de férias?
Eu particularmente prefiro dar outro significado a "regra", diria que este momento (férias) é muito esperado, portanto deve ser aproveitado desde o momento em que você sai da empresa até o último dia de férias ao máximo, sem preocupações ou chateações com seu trabalho que ficou para trás.
Existem algumas atitudes que podemos tomar, veja a seguir:

1- Você pode programar seu e-mail para responder com uma mensagem automática informando que está de férias e que retornará em "tal" dia para os e-mails que receber profissionalmente. Se tiver outra pessoa na empresa responsável pelo seu trabalho no período em que estiver ausente você poderá deixar os dados desse funcionário como contato.

2- Tente deixar sua mesa de trabalho o mais organizada possível, faça backup de seus arquivos e não deixe nenhum e-mail ou questão sem resposta antes de sair definitivamente de férias.

3- Informe a pessoa que ocupará seu posto durante os dias em que estiver afastado(a) sobre todas as pendências, se tiver.

4- Documentos, dados, planilhas, se tiver devem estar atualizadas e de forma organizada para quem vai assumir seu posto.

5- Deixe para compatilhar (se achar necessário) fotos, lugares, etc nas redes sociais quando estiver de volta, desta forma você aproveitará mais seu tempo passeando e garantirá mais privacidade sobre suas férias e os lugares por onde passou.

6- Tente desligar sua mente da empresa, só deixe um telefone de contato com você se realmente for muito necessário.

7- Antes de voltar definitivamente das férias entre em contato com o responsável pelo seu posto e verifique como as coisas estão (só faça isso dias antes de voltar, afinal de contas você não quer antecipar suas férias!).

8- Quando voltar, se quiser pode presentear com uma lembrança a pessoa que ocupou seu posto durante suas férias.

Lembre-se, ninguém é insubstituível, portanto desconecte-se literalmente. Existem pesquisas qua afirmam que o indivíduo leva em média 7 dias para que seu corpo perceba que está de férias!

E por fim, só saia de férias realmente se for possível programar-se para aproveitar bem cada dia, mesmo que não vá viajar só para ficar sem fazer nada em casa descansando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário