Sobre o que é o blog?

É um espaço dedicado ao mundo corporativo. Curiosidades, análise de mercado, produtos e serviços. O ambiente organizacional é o tema central dos textos abaixo de forma descontraída e leve. Enjoy.

25 de abril de 2012

Nike Free Run

Eu corro, ultimamente bati os 10km que para mim pareciam intransponíveis! Comecei correndo 10 metros, isso mesmo, não leu errado não, míseros 10 metros, mas não é esse o tema deste post, hoje quero falar da Nike!
Pequena introdução sem enrolação.
                                a imagem você encontra aqui

A empresa Nike foi fundada em 1972, mas seu logo foi desenvolvido por Carolyn Davidson um ano antes (1971) ela cobrou apenas U$ 35,00 dólares pela imagem que foi chamada de Swoosh. Na verdade Phil Knight tinha que desenvolver um projeto para o MBA em Gestão Administrativa que fazia na Stanford, então Phil uniu-se a Bill Borwerman para desenvolver um tênis que inicialmente tivesse como característica o bem estar e conforto na pisada. Acreditem, os primeiros testes foram feitos em sua torradeira elétrica utilizando borracha e cimento para formar o solado.
A empresa iniciou como Blue Ribon, depois Sports seguido de Swoosh e finalmente Nike! Hoje a sede da Nike fica em Beaverton no Oregon.

a imagem da Swoosh você encontra aqui

Ok, de lá para cá muita coisa aconteceu, a Nike já enfrentou críticas pesadas por utilizar trabalho escravo na Indonésia e México, já enfrentou problemas como atuar em países sem leis trabalhistas com condições de trabalho precários e mão de obra barata e recentemente (2011) foi acusada de comprar materiais de fornecedores que poluem os rios chineses com resíduos químicos perigosos e nocivos à saúde humana.
Mas o maior escândalo que enfrentou foi sobre trabalho infantil. Tanto que hoje a visão da Nike é triunfar na nova economia dos negócios sustentáveis.
O que ela está fazendo para alcançar esse objetivo? Tornou-se Co-fundadora da organização não governamental para profissionalização no trabalho denominado Fair Labor Association.

Abaixo uma das áreas de atuação do Fair Labor no Kenia e Uganda.

a imagem você encontra aqui

Curiosidade: a Nike quer uma consciência ambiental da empresa ativa. Para isso a empresa criou um índice interno de impacto ambiental que funciona assim: ao pensar um produto o designer passou a adicionar em um programa disponível na intranet da empresa todos os insumos que utilizará para a confecção, incluindo químicos e o resíduo gerado. O programa processa as informações e gera uma nota. Produtos com impacto ambiental baixo recebem um ouro, impacto alto um bronze. Isto elevou a competição entre os designers.
A inovação e tecnologia constante de seus produtos é o que leva o consumidor à cobiçar seus produtos.

Você também pode acompanhar seu desempenho através do Nike+, é um aplicativo para Iphone mas também pode usar o Ipod ou comprar só o chip que vai instalado no solado interno do tênis . Veja aqui.

Campanha do Nikecorre:


E este é o designer da linha Nike Free Run+


E este:



Sensacional não?!

Alguém duvida que essa empresa é a maior de materiais esportivos do mundo?
Eu já tenho o meu
a imagem é minha mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário