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É um espaço dedicado ao mundo corporativo. Curiosidades, análise de mercado, produtos e serviços. O ambiente organizacional é o tema central dos textos abaixo de forma descontraída e leve. Enjoy.

5 de abril de 2011

E na hora da Entrevista?

Muito bem, já sabemos como nos apresentar corretamente em um processo seletivo, já sabemos o que é importante em um currículo.

Agora é a hora de mostrar realmente todo seu conhecimento e experiência!

É comum perguntarem para mim se uma mentirinha no currículo é assim tão prejudicial. Minha resposta é a seguinte:
1) se a mentirinha for afirmar que tem inglês fluente por exemplo eu é que pergunto:
E se a entrevista for em inglês?
2) se é confirmado que um sujeito quando mente demonstra traços de nervosismo o ideal seria estar tranquilo com as informações verdadeiras para um momento tão importante não acham?

Pronto, acho que não ficou dúvida com relação a mentir ou não né! Isso sem falar que se for pego na mentira nem processo seletivo tem mais, então pense bem e avalie os riscos....

Sabe o que os recrutadores fazem para confirmar as informações do currículo?
Procuram informações na internet sobre o candidato, exigem diplomas e certificados, marcam entrevistas em inglês, ligam para ex- chefes e empresas anteriores e em alguns casos entram em contato com a instituição de formação acadêmica do candidato, tá bom ou quer mais?
Conhecer a história da empresa contratante, sua filosofia de trabalho, sua cultura organizacional é fundamental.
Outra questão importante, as empresas entendem que conhecimento técnico qualquer criatura pode ter, já ética e valores morais não se aprende na faculdade nem no MBA! Por isso os processos podem ser mais longos e demorados. Até porque, uma boa adaptação ao ambiente organizacional e aceitar a filosofia da empresa fica mais fácil se o processo seletivo identificar o perfil do candidato ideal.
E tanta pergunta para que afinal? Bem é através delas que os recrutadores podem avaliar a autoconfiança, autonomia, atitude pessimista, se o sujeito é proativo e outros itens....

Então se prepare para a entrevista. Como?
) Saiba sobre você. Isso mesmo, nada melhor do que se conhecer para poder falar de você mesmo, o que, aliás, é bem difícil.
2) Pesquise a empresa contratante.
3) Nunca, mas nunca mesmo fale mal da empresa antiga, muito menos do antigo chefe (sabe o que é que acontece, a primeira dúvida que me vem a cabeça quando alguém reclama da empresa e do chefe é porque a pessoa está lá ainda?) certo?
4) Chegar atrasado não tem desculpa que justifique...
5) Desligue o celular.
6) Estude seu currículo, datas de permanência, funções e atribuições do cargo que exercia, etc...
7) Prepare-se para falar de fracassos, questões que precisa melhorar, etc... o principal é deixar claro o que aprendeu com os fracassos.
8) Seja objetivo nas respostas.

Ufa! É isso, prepare-se e aproveite o momento, seja verdadeiro e esteja disposto a aprender e melhorar todo dia, TODO DIA certo! Boa sorte....












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