Sobre o que é o blog?

É um espaço dedicado ao mundo corporativo. Curiosidades, análise de mercado, produtos e serviços. O ambiente organizacional é o tema central dos textos abaixo de forma descontraída e leve. Enjoy.

2 de setembro de 2010

Eu consumo produtos de Trabalho Escravo

A edição de Agosto/ 2010 da revista Marie Claire publicou uma reportagem (Título: "Escravas da Moda" pag 86) muito interessante sobre trabalho escravo, e o mais espantoso é que os produtos são comercializados por empresas de grande porte, em volume de venda alto e que são produzidos na cidade de São Paulo em pleno centro comercial de forma desumana. A reportagem cita pessoas que são contratadas como costureiras para empresas como Marisa (segundo reportagem).

No primeiro momento pensei em rejeitar comprar qualquer produto que pudesse de alguma forma ser fruto de trabalho escravo, mas no segundo momento me lembrei de algumas empresas com casos interessantes. O triste foi constatar que mesmo sem saber já consumi produtos fruto de exploração trabalhista.

Lembro que quando estive em Orlando fazia questão de observar a origem dos produtos comercializados nos parques da Disney e todos eram produzidos na China, o mesmo aconteceu com a Nike.
Não poderia deixar de fora o caso dos diamantes de Serra Leoa, caso muito bem retratado pelo filme "Diamante de Sangue", que são comercializados no mercado paralelo e em uma manobra comercial podem ser adquiridos por empresas do porte da Tiffany. Vale a pena rever Audrey Hepburn no filme "Bonequinha de Luxo" na primeira cena em que come sua rosquinha pela manhã apreciando a vitrine da loja e se tiver a oportunidade veja também a cena final em que o ator Djimon Hounsou do filme "Diamante de Sangue" observa uma vitrine que ostenta um lindo colar de diamantes.

O que fazer com toda essa informação.... bem a Nike se propôs a acompanhar e até disponibilizou em seu site uma lista com os fornecedores de mão de obra do seu produto, esta é uma forma de respeito da empresa com seu consumidor, eu particularmente me sinto mau em saber que posso estar adquirindo um produto de uma empresa que não leva a sério estas questões até humanitárias em razão de lucro fácil. E é fato que pessoas como eu deixam de comprar produtos de origem duvidosa fazendo com que empresas deixem de lucrar e comercializar seus produtos que é a razão de sua atividade por uma simples questão de ética.






Nenhum comentário:

Postar um comentário