Sobre o que é o blog?

É um espaço dedicado ao mundo corporativo. Curiosidades, análise de mercado, produtos e serviços. O ambiente organizacional é o tema central dos textos abaixo de forma descontraída e leve. Enjoy.

15 de setembro de 2010

Dia do Cliente!

Hoje é dia do cliente, porém a data esta longe de ser um dia para se comemorar. Acredito que estamos progredindo, mas ainda falta muito, não temos o hábito de exigirmos nossos direitos, não reclamamos quando devemos, não procuramos saber sobre nossos direitos, não lemos contratos, enfim falta muito ainda.

Tenta falar no 0800 de alguma empresa, você vai precisar de pelo menos meio dia para explicar o que quer, se vai ter resultado já é outra etapa. Já experimentou ir ao Procom? Eu já fui, mais meio dia se você tiver sorte. E por ai vai, exigir nosso direito exige paciência e atitude Hercúlea (de Hércules mesmo!!! o maior dos semideuses...) é sempre muito burocrático e moroso.

Empresas pensem....imaginem uma empresa que se importe realmente com as questões dos clientes, que os respeite, que queira resolver seus problemas, que dê a devida atenção que ele merece, com certeza essa empresa teria um diferencial competitivo difícil de ser igualado por outras e capaz de fidelizar até o mais exigente ser humano consumidor. Mas não é exatamente isso que as empresas querem? Diferencial competitivo, fidelidade dos clientes, aumento nas vendas e consequentemente lucro!

Então por que as empresas não agem assim? Qual a dificuldade?

Um diretor executivo diria, de forma bem resumida, que teoricamente o setor de vendas dá lucro e o de atendimento despesas, já que para se ter bom atendimento a empresas devem obrigatoriamente, treinar, motivar, explicar, treinar novamente, etc.. seu pessoal e isso demanda tempo e dinheiro, em país que não exige seus diretos como deveria é interessante correr o risco.

Pois é também estou de boca aberta!!!! Mas a culpa é nossa mesmo, amanhã mesmo compro um código de defesa do consumidor! Etc e tal.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário