Sobre o que é o blog?

É um espaço dedicado ao mundo corporativo. Curiosidades, análise de mercado, produtos e serviços. O ambiente organizacional é o tema central dos textos abaixo de forma descontraída e leve. Enjoy.

18 de novembro de 2010

Elegância Simples



O que acho fascinante no legado de Mademoiselle Gabrielle Bonheur "Coco" Chanel (19 de agosto de 1883-10 janeiro 1971) é o exemplo de superação e forma de lidar com as diversidades que ela encontrou pelo caminho.
De origem humilde, transitava pela burguesia com uma elegância e estilo que só ela conseguia em seus trajes pouco atrativos e por vezes bem masculinos para a época.
No mês do Empreendedorismo é para ela minha homenagem!
Adoro pensar que é graças a ela que hoje, nós mulheres podemos nos vestir de forma simples, prática e elegante, principalmente no ambiente profissional!!
Agora, que tenho inveja do mundo masculino neste assunto, isso tenho....

 (a  imagem acima pode ser encontrada  aqui)

16 de novembro de 2010

Procter & Gamble e espaço 5D Experience.


A multinacional Procter & Gamble inaugurou um espaço no shoppping paulista Market Place, o P&G 5D Experience. A empresa atua no comércio nacional há 21 anos, mas já estava há 11 sem lançar nenhuma marca no Brasil, de olho no crescimento do mercado de cosméticos nacional e no seu potencial econômico a P&G lançou no mercado os produtos Olay (cremes faciais), Naturella (absorventes) e Head & Shoulders (xampu anticaspa).

O objetivo do espaço 5D é fazer com que os usuários tenham contato com as marcas lançadas no mercado e outras já existentes como Pampers, Gillette, Pantene, etc...

No Brasil a P&G é presidida por Tarek Faraht que pretende aumentar o número de produtos comercializados no Brasil (atualmente dos 300 produtos que a marca possui apenas 18 são comercializadas no Brasil).

Acho que não comentei aqui no blog sobre o livro “A lógica do consumo- verdades e mentiras sobre por que compramos" de Martin Lindstrom. O livro fala sobre um tema inédito para algumas pessoas que é o estudo do neuromarketing, (tema indispensável para profissionais do marketing), o projeto 5D Experience utiliza na prática o assunto abordado pelo autor Martin, ou seja, de que forma nossa compulsão por comprar é ativada de acordo com o contato que temos com os produtos oferecidos pelo mercado, sensacional!!
Indico a experiência para estudantes de Propaganda e Marketing e Profissionais da área comercial.

21 de outubro de 2010

Aumento de investimento em T&D para o próximo ano

Pesquisa realizada entre parceria da ABTD e MOT preve um aumento de 75% do investimento em Treinamento e Desenvolvimento nas organizações no próximo ano.

27 de setembro de 2010

Contém 1G, atendimento exemplar!


Dia 22 de setembro entrei em contato com o setor de atendimento da Contém 1G através do site.
Na verdade não se tratava de uma reclamação, e sim de um pedido de ajuda, o produto "batom matte"de uma nova linha da Contém 1G tem uma consistência compacta, como consequência é difícil de deslizar nos lábios, causando assim desconforto e dificuldade de manusear o produto.

Fiquei surpresa com a rapidez e eficiência que o setor de atendimento teve com o caso. 
Em menos de 24h recebi contato telefônico e através de e-mail solicitaram o local de compra, lote do produto e causa do contato.
Mesmo informando que não tinha mais o comprovante de compra recebi um e-mail de autorização de troca por outro produto novo. 

Perfeito, é assim que o cliente quer e deve ser tratado, com respeito de forma rápida e objetiva. Agora sei que nesta empresa posso confiar, já me tornei cliente fiel.

Nos Estados Unidos é assim, comprou, teve problema, reclamou, eles não questionam se é fraude, malandragem ou o quer que seja, trocam.
A conduta foi irretocável, só posso dizer que este é o caminho!

15 de setembro de 2010

Dia do Cliente!

Hoje é dia do cliente, porém a data esta longe de ser um dia para se comemorar. Acredito que estamos progredindo, mas ainda falta muito, não temos o hábito de exigirmos nossos direitos, não reclamamos quando devemos, não procuramos saber sobre nossos direitos, não lemos contratos, enfim falta muito ainda.

Tenta falar no 0800 de alguma empresa, você vai precisar de pelo menos meio dia para explicar o que quer, se vai ter resultado já é outra etapa. Já experimentou ir ao Procom? Eu já fui, mais meio dia se você tiver sorte. E por ai vai, exigir nosso direito exige paciência e atitude Hercúlea (de Hércules mesmo!!! o maior dos semideuses...) é sempre muito burocrático e moroso.

Empresas pensem....imaginem uma empresa que se importe realmente com as questões dos clientes, que os respeite, que queira resolver seus problemas, que dê a devida atenção que ele merece, com certeza essa empresa teria um diferencial competitivo difícil de ser igualado por outras e capaz de fidelizar até o mais exigente ser humano consumidor. Mas não é exatamente isso que as empresas querem? Diferencial competitivo, fidelidade dos clientes, aumento nas vendas e consequentemente lucro!

Então por que as empresas não agem assim? Qual a dificuldade?

Um diretor executivo diria, de forma bem resumida, que teoricamente o setor de vendas dá lucro e o de atendimento despesas, já que para se ter bom atendimento a empresas devem obrigatoriamente, treinar, motivar, explicar, treinar novamente, etc.. seu pessoal e isso demanda tempo e dinheiro, em país que não exige seus diretos como deveria é interessante correr o risco.

Pois é também estou de boca aberta!!!! Mas a culpa é nossa mesmo, amanhã mesmo compro um código de defesa do consumidor! Etc e tal.....

2 de setembro de 2010

Eu consumo produtos de Trabalho Escravo

A edição de Agosto/ 2010 da revista Marie Claire publicou uma reportagem (Título: "Escravas da Moda" pag 86) muito interessante sobre trabalho escravo, e o mais espantoso é que os produtos são comercializados por empresas de grande porte, em volume de venda alto e que são produzidos na cidade de São Paulo em pleno centro comercial de forma desumana. A reportagem cita pessoas que são contratadas como costureiras para empresas como Marisa (segundo reportagem).

No primeiro momento pensei em rejeitar comprar qualquer produto que pudesse de alguma forma ser fruto de trabalho escravo, mas no segundo momento me lembrei de algumas empresas com casos interessantes. O triste foi constatar que mesmo sem saber já consumi produtos fruto de exploração trabalhista.

Lembro que quando estive em Orlando fazia questão de observar a origem dos produtos comercializados nos parques da Disney e todos eram produzidos na China, o mesmo aconteceu com a Nike.
Não poderia deixar de fora o caso dos diamantes de Serra Leoa, caso muito bem retratado pelo filme "Diamante de Sangue", que são comercializados no mercado paralelo e em uma manobra comercial podem ser adquiridos por empresas do porte da Tiffany. Vale a pena rever Audrey Hepburn no filme "Bonequinha de Luxo" na primeira cena em que come sua rosquinha pela manhã apreciando a vitrine da loja e se tiver a oportunidade veja também a cena final em que o ator Djimon Hounsou do filme "Diamante de Sangue" observa uma vitrine que ostenta um lindo colar de diamantes.

O que fazer com toda essa informação.... bem a Nike se propôs a acompanhar e até disponibilizou em seu site uma lista com os fornecedores de mão de obra do seu produto, esta é uma forma de respeito da empresa com seu consumidor, eu particularmente me sinto mau em saber que posso estar adquirindo um produto de uma empresa que não leva a sério estas questões até humanitárias em razão de lucro fácil. E é fato que pessoas como eu deixam de comprar produtos de origem duvidosa fazendo com que empresas deixem de lucrar e comercializar seus produtos que é a razão de sua atividade por uma simples questão de ética.






11 de junho de 2010

Bebida Alpino, sem chocolate Alpino!

Esse foi o melhor  lançamento em produtos alimentícios nos últimos tempos.
Para quem como eu é apaixonada pelo chocolate Alpino, foi frustante saber que a bebida não tem em sua composição o chocolate Alpino de fato!
Pois é, lógico que esta informação pode passar despercebida para a maioria dos consumidores, já que está escrito em letras minúsculas na lombada da embalagem, bem escondidinha mesmo sabe!!
Eu certamente não teria percebido não fosse uma mania, quase um TOC (transtorno obsessivo compulsivo) que tenho em ler todo e qualquer embalagem ou rótulo que surge na minha frente, sério, mania mesmo!
Nossa fiquei frustada, me senti enganada.

Ponto crítico:

Empresas cuidado com as informações nebulosas, aquelas em que o cliente percebe que está disposta na especificação do prosuto quase que por acaso, de propósito com pouca visibilidade para o cliente. Ele pode se zangar com sua empresa, e não tem nada pior que cliente zangado com sua empresa né!

O que fazer?

Nossa tão simples, agir com sinceridade, se não vai o tal chocolate que leva o seu nome na embalagem não coloque o nome do tal chocolate horas! Faz sentido!

Depois dessa, só procurando outra bebida que ofereça o que se propõe para o consumidor, e etc e tal........

11 de maio de 2010

O Cliente tem sempre razão?

Essa é uma questão que sempre gera dúvida, afinal de contas o cliente tem sempre razão?

Dou um tempo para você refletir......

Dizer que sim ou não simplesmente não é possível, isso porque esta resposta depende de algumas questões jurídicas, e ai sim a coisa complica.

O correto é dizer que o cliente só perde a razão quando de alguma forma solicita algum produto ou serviço e não cumpre com as questões legais que a empresa solicita.

Complicado? Não, seria mais ou menos assim: imagine que você tem um plano de saúde e tem que fazer uma audiometria. Entra em contato com o plano e ele nega o exame. Obviamente você verifica em seu contrato de prestação de serviço se o plano cobre ou não, porém o contrato não menciona nada sobre veto à esse tipo de exame. Parabéns, você tem direito sim, ai depende de você ficar no pé mesmo.

Ou seja, o cliente tem o ponto jurídico à seu favor, portanto tem direito.

Um caso simples em que não tem direito, à seguir: o cliente solicita uma visita da Net porque o sinal da TV a cabo está péssimo, porém na data e hora marcada o cliente não está, quando o cliente recebe a fatura do serviço ele percebe uma cobrança por serviços extras, entra em contato com a Net e esta informa que o valor é correspondente à visita do técnico. Ao ler o contrato de prestação de serviço da empresa o cliente verificará que existe uma cláusula específica sobre visitas em que o técnico não encontra o cliente e neste caso cobrará uma taxa de serviço independente de tê-lo feito ou não.

Simples não é, o cliente sob ponto de vista jurídico não tem razão.

Tá bom, e nos casos em que o cliente não assina nenhum contrato físico de prestação de serviço com uma empresa?

Aviso aos navegantes, se você é a empresa faça tudo e um pouco mais pelo seu cliente, ele é sua prioridade, é para ele que você trabalha, ele é sua razão de existência. Neste caso ele é rei.

29 de abril de 2010

Boa pasta no Pasta e Vino X Barolo em Curitiba.

Sempre que vou à São Paulo faço o possível para aproveitar a noite Paulistana que oferece roteiro gastronômico excelente!

Como não podia deixar de ser, estar atenta aos detalhes é quase uma obsessão minha.
O italiano Pasta e Vinho, antigo Buon Gustaio na Barão de Capanema é exemplo de pasta deliciosa, recomendo mesmo!
O atendimento continua de primeira e a facilidade com horário é outro atrativo, funciona 24hs, o serviço de é uma facilidade.
Com uma carta de vinhos variada é certeza agradar.

Ponto crítico

Todos os detalhes formam a opinião do cliente, portanto nada deve escapar aos olhos dos responsáveis.
A porcelana estava lascada.
ao pedir pasta com molho funghi secchi fui informada que tinha acabado no almoço!
outra questão importante, apesar de conhecer o básico necessário sobre vinhos, não os tomo, então geralmente peço suco de uva nessas ocasiões, e este também não tinha.

De qualquer forma, neste caso, pela boa gastronomia recomendo, vale a pena.

Quanto ao Barolo Trattoria (Curitiba), todos os pontos da experiência foram ótimos, portanto quer impressionar um convidado com uma experiência gastronômica extremamente agradável, ou simplesmente ter um momento agradabilíssimo seu, vá ao Barolo.

E etc e tal.......