Sobre o que é o blog?

É um espaço dedicado ao mundo corporativo. Curiosidades, análise de mercado, produtos e serviços. O ambiente organizacional é o tema central dos textos abaixo de forma descontraída e leve. Enjoy.

23 de setembro de 2011

Código de Conduta. O que é e para que serve?


Identidade Votorantim

Identidade Skanska

O Código de Conduta é uma espécie de regimento interno da empresa, é através dele que a organização deixa claro de que forma o funcionário deve atuar. Geralmente o colaborador é apresentado ao código no processo de integração da empresa, é o momento ideal para deixar claro quais as condições primárias que o indivíduo deve ter para fazer parte da organização.
Uma vez que a empresa deixa claro no seu regimento interno as questões principais de conduta do profissional enquanto estiver na organização, ela tem todo o direito de tomar a decisão que achar melhor com o colaborador que não cumprir o regimento do código!
É uma ferramenta importante para a organização.
Aliás todo colaborador quando ingressa em uma empresa deve questionar os seguintes pontos: qual é o "negócio" desta empresa, qual meu papel nesta organização, o que a empresa espera de mim, o que posso fazer para superar as expectativas.
Selecionei algumas empresas que levam o assunto a sério!

Ficou curioso(a), dê uma olhada na identidade das empresas:  Votorantim, a Skanska Brasil e a Procter e Gamble, dê uma pesquisada e se a sua empresa ainda não tem essa identidade, comece a pensar em desenvolver algo do tipo!

22 de agosto de 2011

Uma imagem vale por mil palavras mesmo?

Depende, já postei antes e afirmo, no ambiente organizacional vale sim.
A empresa de tecidos Ferreira Guimarães afirmava isso em uma propaganda que tinha o slogan "O mundo trata melhor quem se veste bem..Ferreira Guimarães", o texto era esse mesmo!
 A  Você S/A de agosto ed. 158 publicou uma pesquisa da empresa americana de recrutamento Career Builder  contendo uma lista com 11 características que podem detonar uma promoção ou projeção na carreira. Veja percentual:

37%     piercing
31%     mau hálito
31%     tatuagem visível
31%     roupas amassadas
29%     cabelo despenteado
28%     roupa muito casual
26%     excesso de perfume
22%     excesso de maquiagem
19%     baia/ escritório bagunçado
10%     unha roída/ mau cuidada
4%       excesso de bronzeado.
Fonte: CareerBuilder

Ok, devemos levar em consideração que países tem culturas, costumes distintos, quero dizer com isso que o item "excesso de bronzeado" pode ser estranho se aplicado ao nosso país que é tropical e etc, etc. Outra análise, posições na empresa em que o colaborador representa a organização ou tem contato com clientes, fornecedores etc, exigem mais do comportamento dos colaboradores.
De modo geral os outros itens citados fazem sentido e podem atrapalhar sua promoção sim!
Este post me fez lembrar de dois casos de demissão por conduta inadequada que presenciei quando trabalhava na Editora Abril, o primeiro foi uma colaboradora que entreu no andar falando alto no celular (na verdade ela estava gritando com a outra pessoa do outro lado) o outro caso a funcionária tinha o estranho costume de usar mini saias, mesmo sendo advertida.
Simples não? Agora é só praticar, boa sorte!

A foto você encontra aqui




1 de julho de 2011

Etiqueta Virtual.


Muito bem, o conteúdo deste post é simples. Sempre que você utilizar uma extensão no seu e-mail de uma empresa (exemplo: andrea@oecoconsultoria.com.br) você deve se lembrar de algumas regras básicas, são elas:
1- Em tempos de rede social é comum observar abreviações para tudo que é palavra, tipo: fds, naum, vc, bj, abs, sds, etc... esqueça as abreviações, imagine que o receptor do seu e-mail não tem ideia do sentido que você quer dar as palavras.
2- Falando em abreviação pensa comigo. Um simples Sds, pode ser interpretado como o que? Saudades, saudações, saudaoque? Neste caso é "Saudações", fds significa "fim de semana" e bj, bem é beijo mesmo e este não deve ser utilizado em memorandos trocados entre funcionários da mesma empresa ou fornecedores ou clientes por um simples motivo... é pessoal demais. Já sei, vai dizer que a fulana é super sua amiga que o fulano é quase como um irmão, e eu digo: empresa não é família, quer mandar beijo no e-mail, passa do seu pessoal para suas coisas particulares, pronto resolvido.
3- O sonho de consumo de todos que estão trabalhando é ter mais tempo, tempo bendito tempo, logo, se você quer ter certeza que seu e-mail foi realmente lido integralmente faça o possível para ele ser o mais suscinto, objetivo, claro, focado, enfim não complica não!
4- Se você pode resolver uma questão pessoalmente, faça! Deixe o e-mail para questões mais complexas.
5- Nada pode ser pior do que utilizar um e-mail "sem noção" de um colega como forma de prejudicá-lo com seu superior.
6- A forma mais simples para se iniciar um e-mail é: "Prezado Sr. Fulano", ou: "Fulano, bom dia, boa tarde"...e para finalizar o bom e velho "Atenciosamente", ou, "Saudações".
7- Se recebeu um e-mail que não desceu bem, não agradou nada nada, espere, respire, tome um café, dê uma volta e depois pense no que vai escrever, sempre funciona, e depois o que você menos quer é se arrepender de um e-mail atravessado que possa ter enviado não é?
8- Tópicos, adoro tópicos, são fáceis de ler, de entender, enfim...é uma maneira objetiva de passar informações de forma limpa e clara, funcionam muito bem.
9- Se você não quer virar motivo de chacota pelos corredores é bom treinar a gramática porque se tem algo que se espalha com uma facilidade pelos corredores de uma empresa é que fulano é ruim de gramática, tipo:  "seje", fulana que agradece com "obrigado" que o bertano ainda usa "idéia" e por ai vai.....
10- SE VOCÊ QUER QUE ALGUÉM PENSE QUE ESTÁ DE MAU HUMOR ESCREVA ASSIM, É COMO GRITAR AOS OUVIDOS....UM HORROR!
11- Assim como em uma carta é importante identificar qual o assunto a ser tratado no e-mail, esta atitude auxilia muito quando a quantidade de e-mails recebidos ultrapassa o limite razoável diário.
12- Nunca é demais lembrar, se você gosta de correntes (milagrosas ou não), piadas, ou qualquer coisa que não tenha a ver com a empresa, pode mandar, mas do seu e-mail pessoal para seu amigo, fica melhor assim e você não corre o risco de acharem que você tem tempo sobrando.
13- Por favor se a mensagem será retransmitida você deve se certificar de ter tirado a lista de destinatários anteriores, tipo cc, cco, etc...a menos que os respectivos devam ser identificados de fato
14- em e-mail também tem hierarquia sim senhor(a), portanto de acordo com o cargo é que se determina quem deverá ser copiado.
15- Qualquer documento que tenha anexo deve ser confirmado se está realmente correto.
16- Atenção, a empresa pode sim interceptar e-mails desde que sejam trocados no ambiente organizacional, bem como observar a tela do computador de seus funcionários sem que esses saibam, e mais, em tempo real tá!
Ah! por mais batido que possa parecer, ainda tem gente que fala mau do chefe, da empresa, do colega de trabalho nas redes sociais da vida...parece inacreditável mas tem...
Já vi funcionária que divulgava seu Twitter para todos como se fosse o tal da hora e postava tudo o que acontecia no tal meio de comunicação. Coisas como:  trabalhar dia tal era uma M...., que o chefe era burro e não sabia mexer no seu Iphone, que fulana era isso, que o colega cantava ela mas era casado, enfim tanta asneira que, tragédia anunciada ou não, a coitada teve que ir procurar outro trabalho de M.... para se encostar. Só posso atribuir este tipo de comportamento aos acéfalos, portanto queridos...estejamos atentos sempre.
Gente não tem meio termo, ou é profissional, ou não. Ou tá a fim de trabalhar mesmo, ou quer recreação? Em ambiente organizacional fatalmente quem não tem noção tá FORA!

17 de maio de 2011

Empresas na mira do Consumidor


Uma pesquisa recente publicada pela Exame ed 991, ano 45, número 8 de 4. 5. 2011, revelou  que as empresas Submarino, Americanas.com e Tam foram as que pior desempenho tiveram no ano de 2010 em atendimento ao consumidor. Para se ter uma ideia a Submarino caiu da 3 posição para 41 em 2010, a Americanas.com caiu da 9 posição para 45 em 2010 e a Tam caiu da 22 posição para 58 em 2010. Destaco neste post apenas a posição da Submarino e Americanas.com com relação ao relacionamento que a empresa mantêm com seus clientes.
Detalhe, Submarino e Americanas.com tem a mesma empresa como operadora de seu site no setor de comérco eletrônico, a B2W que também é reponsável pelo comércio eletrônico da empresa Shoptime e é presidida por Anna Saicali.
Pra resumir, os problemas da B2W começaram com a fusão da Submarino e Americanas.com, para se ter uma ideia dos 36 executivos da Sumarino apenas 1 ainda resiste ao cargo, já a Americanas mantem a presidente da B2W Anna Saicali no cargo.
O motivo de tantas baixas nos cargos? Divergências entre a cultura organizacional referentes ao processo de atendimento ao cliente. Basicamente o consumidor compra mais via internet, os produtos são cada vez mais diversificados (geladeiras, T.V, etc) automaticamente as empresas devem estar preparadas para atender a demanda no envio destes produtos assegurando prazo e qualidade do produto no ato do recebimento. Não foi o que aconteceu com a B2W. O resultado deste processo imediato foi o descontentamento do consumidor que hoje tem uma infinidade de canais para fazer seu direito valer, principalmente o meio eletrônico. Basta um clic para que o mundo saiba sobre qualquer estória de algum cliente insatisfeito. Segundo a reportagem da Exame a B2W acumulou 25.400 queixas em 2010, 115% mais que em 2009. Este cenário provocou um investimento de 1 bilhão de reais na B2W como forma de investir em tecnologia e logística com objetivo de minimizar os problemas em sua operação.
O que as empresas devem aprender com este fato?
Planejamento em logística e investimento em tecnologia são os pilares básicos para uma operação desta magnitude, as empresas Citibank e Saraiva fizeram a lição de casa. Para se ter uma ideia a Saraiva.com começou a se preparar para a demanda de fim de ano de 2010 no mesmo ano em maio, designou funcionários de confiança para que acompanhassem de perto o processo de logística das transportadoras (já comentei aqui que a Imaginarium tem esta postura mantendo funcionários na China com a mesma finalidade: acompanhar o embarque de toda mercadoria). Já o Citibank designou um núcleo de funcionários específicos para rastrear as reclamações com origem de agências e Call Center e atuar de forma a solucionar estas reclamações obtendo bonificação de acordo com o índice de solução dos problemas e satisfação dos clientes. O resultado foi a rapidez na solução dos problemas. Segundo Paula Cardoso diretora executiva de varejo do Citibank :"Um cliente satisfeito é nossa melhor propaganda".
Segundo Marcílio Pousada presidente da Saraiva: "É muito fácil para um site (uma empresa) colocar a culpa em terceiros, mas é tudo uma questão de planejamento", e eu digo; o consumidor não quer saber se o problema é do "sistema", do funcionário que não cadastrou seu pedido corretamente, do transporte ou do que quer que seja, o cliente só espera pagar o preço certo, receber na data prometida o produto que escolheu.
E é certo que o que mais irrita um cliente não é o fato de algo ter dado errado, o que realmente irrita é não obter resposta ou posição objetiva sobre sua solicitação, é o fato de não receber atenção para que seu caso seja resolvido. É o famoso jogo de empurra.
O preço que as empresas pagam quando negligenciam o setor de prestação de serviços ao cliente é muito caro, principalmente em tempos de redes sociais ativas como forma de relacionamento com os clientes!
Agora alguns dados da pesquisa em 2010:
53% dos contatos dos cliente ainda é por telefone.
36% pela internet
7% presencial e 4% outros.
E para finalizar, segundo o artigo da Exame, veja o que as empresas praticam como forma de manter o respeito da sua marca pelo consumidor:

1 Não tenha medo de reclamações
2 Cumpra prazos prometidos
3 monitore as redes sociais
4 surpreenda seus clientes
5 vá fundo no problema
6 dê poder à linha de frente

Parece fácil, mas não é. É preciso seriedade e comprometimento por parte dos envolvidos em qualquer processo de venda e compra seja ele de produto ou serviço, coragem para interagir com o cliente de forma respeitosa e construtiva. Saber o que o cliente deseja é imprescindível para o sucesso de uma empresa quando produz um produto ou presta um serviço.

10 de maio de 2011

Pausa para um café*


Posso dizer que um dos meus compositores preferidos é Ludwig Van Beethoven (1770- 1827), hoje divido com vocês um trecho da carta que o compositor escreveu para sua "Amada Imortal". A carta é real, porém até hoje não se sabe ao certo para quem seria a tão famosa carta. Acredita-se que a carta era destinada para Giulietta Guicciardi (1784- 1856) que serviu de inspiração para o filme Immortal Beloved (Minha Amada Imortal, 1994). O que é certo é que Beethoven nunca se casou nem teve nenhum caso amoroso que se fosse público.
Como a carta é longa (está dividida em três partes) transcrevo aqui apenas alguns techos, pequenos mas tão belos quanto o conteúdo na íntegra....aproveitem....


6 DE JULHO, de manhã

Meu anjo! Meu tudo! Meu eu!
        Só algumas palavras por hoje, e as escrevo a lápis (que é teu). Meus aposentos só amanhã estarão em ordem. Que maçante perda de tempo! Por que tanta tristeza, quando a necessidade fala? O nosso amor pode existir sem sacrifícios, sem exigir tudo. Podes mudar o fato de não seres toda minha nem eu todo teu? Ah, meu Deus! Contempla, meu anjo, as belezas da natureza e conforta teu ânimo com aquilo que nos cabe. O amor quer tudo, e com todo o direito, assim é comigo com relação a ti e contigo em relação a mim; só que tu esqueces facilmente que tenho de viver para mim e para ti. Se fôssemos um só, nenhum sentiria tamanha dor.....

7 DE JULHO

Bom dia!
Antes de me levantar, meus pensamentos se apressam a ti, meu amor imortal! Ora alegre, ora triste, esperando do destino que ele nos ouça. Só posso viver ou completamente contigo, ou de nenhum outro modo. Sim, estou firmemente decidido a errar ao longe até que eu possa voar para teus braços e sentir que eles são meu lar, e mandar minha alma junto com a tua ao reino dos espíritos. Ai! Tem de ser assim! Tomarás coragem, porque sabes que sou fiel a ti. Nunca outra mulher terá o meu coração. Nunca, nunca! Oh meu Deus! Por que me afastar de quem amo tanto? No entanto, minha existência em V. era tão miserável quanto aqui. O teu amor fez de mim ao mesmo tempo o mais feliz e o mais infeliz dos homens. Na minha idade, a vida requer alguma uniformidade e equilíbrio. isso pode ser encontrado em nossa relação? Meu anjo! Ouvi que há correio todos os dias, e preciso parar por aqui para que possas receber esta carta em breve. Fica tranquila! Somente contemplando a nossa vida com calma alcançaremos o objetivo de vivermos juntos. Fica tranquila! Continua me amando, hoje, ontem! Quanta saudade e quantas lágrimas pensando em ti! Em ti! Em ti! Minha vida! Meu tudo! Adeus! Ah! Queira-me sempre! Não duvides nunca do coração constante do teu querido.
L.
sempre teu
sempre minha
sempre um do outro
                                        Signature Van Beethoven.svg
* O momento "pausa para um café" é um tempo no dia cheio de obrigações e correria para simplesmente não fazer nada, ou quase nada, é um momente de relax, uma pausa para refletir sobre as coisas simples da vida! 
A imagem você pode encontrar aqui.

3 de maio de 2011

Estratégia: Imaginarium e M&M's.

A empresa Imaginarium fez parceria com a Mars Inc responsável pela fabricação dos confeitos M&M's e lançou um Kit Páscoa.




O legal é que o bichinho era escolhido pelo cliente! A foto é daqui

 Ideia muito legal para presentear pessoas que não curtem tanto ovo de páscoa nesta data. Para quem é da área de Marketing o interesante é perceber que cada vez mais concorrentes indiretos têm sua importância no mundo dos negócios.
A Imaginarium surgiu no ano de 1991 na cidade de Teresópolis. Luís Sebastião (médico) e Karen (arquiteta) sua esposa foram os responsáveis pelo início do negócio que começou em casa mesmo. Hoje suas duas filhas atuam no negócio que conta com uma equipe de criação responsável por acompanhar tendências e antecipar desejos dos clientes, que neste caso tem como público alvo qualquer pessoa que tenha "espírito jovem" segundo definição dos diretores.
Aliás o grande desafio da Imaginarium é antecipar conceitos para seu negócio. A cada mês pelo menos 30 novos produtos são lançados, e o curioso é que nenhum produto é fabricado no Brasil. Tudo é produzido na China, segundo seu diretor não somente pelo custo mas principalmente pela tecnologia que possibilidade  viabilizar as ideias que surgem. E para que não haja dúvida sobre a qualidade dos produtos fabricados, a empresa mantém uma equipe em tempo integral na fábrica  chinesa acompanhando desde o processo de fabricação até o embarque do produto para o Brasil. E como meta de crescimento, esperam em 2 anos  inaugurar pelo menos mais 100 lojas!

18 de abril de 2011

Pausa para um café.*

Para iniciar uma semana com astral lá em cima, um momento de inspiração....



"Então que seja doce. Repito todas as manhãs, ao abrir as janelas para deixar entrar o sol ou o cinza dos dias, bem assim: que seja doce.
Quando hà sol, e esse sol bate na minha cara amassada do sono ou da insônia, contemplando as partículas de poeira soltas no ar, feito um pequeno universo, repito sete vezes para dar sorte, que seja doce que seja doce que seja doce e assim por diante.
Mas, se alguém me perguntasse o que deverá ser doce, talvez não saiba responder.
Tudo é tão vago, como se não fosse nada".
 Poesia de Caio Fernando Abreu e a imagem você encontra aqui.

* O momento "pausa para um café" é um tempo no dia cheio de obrigações e correria para simplesmente não fazer nada, ou quase nada, é um momente de relax, uma pausa para refletir sobre as coisas simples da vida!

14 de abril de 2011

Stella McCartney para C&A

Uma tendência que veio para ficar, as redes de fast fashion estão cada vez mais fazendo parcerias com estilistas famosos com o objetivo de agregar valor as peças de roupa e alavancar vendas.
Até ai nenhuma novidade ou mágica, Richuelo e C&A fazem estas parcerias há anos!!
Agora,o sucesso que a coleção Stella McCartney  fez para a C&A é novidade.
Vamos para a análise sob ponto de vista do marketing que é o que interessa para esse blog!
O grande diferencial dos produtos da Stella é o acabamento que deveria ser impecável, algo inédito para os padrões de rede fast fashion, todos os tecidos eram 100% qualquer coisa e naturais claro (100% algodão, 100% seda, 100% jacquard) poliéster de jeito algum puderam fazer parte da coleção. Para se ter uma ideia uma única peça (o macacão de seda) utilizou 3 metros de tecido.
A coleção de 27 peças foi resultado de uma adaptação dos grandes sucessos da Stella de coleções passadas adaptadas para o padrão brasileiro. Uma modelo carioca serviu de parâmetro para a modelagem que foi marcada pela própria estilista no corpo da modelo.


A C&A é conhecida por seguir tendências de moda, mas para a coleção Stella optou por peças atemporais, o que é ótimo se levarmos em conta que o custo benefício não tem prazo de validade!!!
Foram gastos 18 meses no desenvolvimento da coleção e foram trocados em média 5000 e-mails entre a empresa e a estilista até que tudo estivesse ok.


E o cuidado não foi somente com as peças não, botões, zíperes, cabide (sim porque toda peça era acompanhada de um cabide) reciclável e sacola craft.Isto tudo com direito a embrulho das peças em papel de seda com etiqueta Stella!!


Tudo normal se não estivéssemos falando de uma red fast fashion.
Produto de qualidade, ecologicamento correto, assinado por Stella, acabamento perfeito, tecido 100%, preço super atraente, funcionários preparados para o atendimento nas lojas, soma-se à isso expectativa de lançamento com direito a senha antecipada e contagem regressiva pelo site, lojas escolhidas de acordo com o potencial financeiro de cada região (é isso ai, se enganou quem pensou que toda loja receberia a coleção), tudo isso foi ingrediente para o sucesso do lançamento da Stella para C&A.


E se você não entendeu porque a coleção simplesmente sumiu em questão de horas das lojas e não conseguiu adquirir nenhuma peça, pode acreditar que isso também é estratégia! Afinal de contas, mesmo sendo fast fashion, aqueles que conseguiram adquirir peças podem dizer que elas são quase exclusivas!
Parabéns C&A!
P.S: já postei aqui artigo falando sobre trabalho escravo na produção de roupas para grandes magazines, vale a pena ressaltar que a C&A é a favor da erradicação do trabalho escravo através da assinatura do Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo. Este foi um dos aspectos que a estilista levou em conta quando associou seu nome a marca C&A.

5 de abril de 2011

E na hora da Entrevista?

Muito bem, já sabemos como nos apresentar corretamente em um processo seletivo, já sabemos o que é importante em um currículo.

Agora é a hora de mostrar realmente todo seu conhecimento e experiência!

É comum perguntarem para mim se uma mentirinha no currículo é assim tão prejudicial. Minha resposta é a seguinte:
1) se a mentirinha for afirmar que tem inglês fluente por exemplo eu é que pergunto:
E se a entrevista for em inglês?
2) se é confirmado que um sujeito quando mente demonstra traços de nervosismo o ideal seria estar tranquilo com as informações verdadeiras para um momento tão importante não acham?

Pronto, acho que não ficou dúvida com relação a mentir ou não né! Isso sem falar que se for pego na mentira nem processo seletivo tem mais, então pense bem e avalie os riscos....

Sabe o que os recrutadores fazem para confirmar as informações do currículo?
Procuram informações na internet sobre o candidato, exigem diplomas e certificados, marcam entrevistas em inglês, ligam para ex- chefes e empresas anteriores e em alguns casos entram em contato com a instituição de formação acadêmica do candidato, tá bom ou quer mais?
Conhecer a história da empresa contratante, sua filosofia de trabalho, sua cultura organizacional é fundamental.
Outra questão importante, as empresas entendem que conhecimento técnico qualquer criatura pode ter, já ética e valores morais não se aprende na faculdade nem no MBA! Por isso os processos podem ser mais longos e demorados. Até porque, uma boa adaptação ao ambiente organizacional e aceitar a filosofia da empresa fica mais fácil se o processo seletivo identificar o perfil do candidato ideal.
E tanta pergunta para que afinal? Bem é através delas que os recrutadores podem avaliar a autoconfiança, autonomia, atitude pessimista, se o sujeito é proativo e outros itens....

Então se prepare para a entrevista. Como?
) Saiba sobre você. Isso mesmo, nada melhor do que se conhecer para poder falar de você mesmo, o que, aliás, é bem difícil.
2) Pesquise a empresa contratante.
3) Nunca, mas nunca mesmo fale mal da empresa antiga, muito menos do antigo chefe (sabe o que é que acontece, a primeira dúvida que me vem a cabeça quando alguém reclama da empresa e do chefe é porque a pessoa está lá ainda?) certo?
4) Chegar atrasado não tem desculpa que justifique...
5) Desligue o celular.
6) Estude seu currículo, datas de permanência, funções e atribuições do cargo que exercia, etc...
7) Prepare-se para falar de fracassos, questões que precisa melhorar, etc... o principal é deixar claro o que aprendeu com os fracassos.
8) Seja objetivo nas respostas.

Ufa! É isso, prepare-se e aproveite o momento, seja verdadeiro e esteja disposto a aprender e melhorar todo dia, TODO DIA certo! Boa sorte....












4 de abril de 2011

Currículo, Curriculum, Curriculum Vitae?

[untitled.bmp]
Então faça, foto daqui
Qual a diferença entre os termos acima? Nenhuma, é tudo a mesma coisa, mas fica combinado que vamos utilizar a denominação Currículo ok!

Agora que você já sabe a maneira correta de se apresentar para um processo seletivo vamos partir para a apresentação do seu currículo.

Lembrem-se, as dicas a seguir servem para processos seletivos para cargos administrativos ok! O ideal é personalizar o seu currículo dentro de uma ordem estética, para que não passe totalmente despercebido entre centenas de outros.

Outra dica, as empresas preferem que o candidato se inscreva no próprio site da empresa (geralmente no endereço eletrônico o link aparece como: trabalhe conosco ou trabalhe aqui, etc....), contudo é importantíssimo ter o currículo em mãos e atualizado, então vamos lá.

Currículo é um breve resumo de sua vida profissional e acadêmica, logo não deve ultrapassar 2 folhas A4 (departamentos de seleção chegam a analisar 200, 300 currículos por dia, imagine a disposição se o currículo não for objetivo, simples e compacto!

Um currículo pode ter a seguinte estrutura:

1) Cabeçalho:
Aqui você deve apresentar-se. Coloque seu nome, endereço, e-mail, telefones de contato, nacionalidade e estado civil. Se tiver registro profissional, mencione-o: OAB, CRM, Crea.

Exemplo:

Carla de Arievilo

Brasileira, casada, 30 anos
Rua Danilo Gomes, 3XX, apto. 2X, Curitiba- PR
Tel.:41 XXXX-4677 celular: 41 XXXX-8899
e-mail: smarab@xn.com.br

2) Objetivo

Obs: colocar Objetivo como segundo item pode restringir o seu campo de atuação no momento em que o selecionador analisa seu currículo, portanto fica opcional! O campo objetivo funciona quando você já sabe a qual vaga está concorrendo.

Exemplo:

Objetivo- Gerente Operacional

3) Resumo das Qualificações:

Neste campo você deve destacar tempo de experiência profissional na área que atuou, o setor, os papéis que desempenhou na organização.

Também pode constar idiomas que possui.

Se você não tem experiência profissional, vale mencionar em quais áreas pretende atuar destacando suas habilidades para aquele setor.

Exemplo:

Resumo das Qualificações.

• Onze anos de experiência profissional na área financeira de indústrias multinacionais, atuando em controladoria, contabilidade, auditoria e planejamento financeiro.
• Elaboração, implantação e suporte ao projeto de rede Microsoft do Instituto de Biologia da Unicamp.
• Fluência em inglês e alemão.

4) Formação Acadêmica:

Neste campo devem constar cursos Técnicos, Graduações, Pós- graduações, especializações, etc.., em geral cursos de longa duração. Opte por um dos dois exemplos abaixo.

Exemplo 1:

Formação Acadêmica
MBA em Finanças, Fundação Instituto de Administração, São Paulo, 2003.
Técnico em Hotelaria, Senac, Osasco, 2008.

Se você ainda esta cursando a opção é:
Exemplo 2:

Formação AcadêmicaTécnico em Hotelaria, Senac- Osasco
Conclusão em 2008

Obs: Idioma, também pode constar logo abaixo de formação Acadêmica e antes de Experiência Profissional

5) Experiência Profissional:

Este campo deve iniciar pela última empresa que atuou, ou atua ainda, sendo nome, data que ingressou na empresa e data de saída, se ainda esta empregada(o) deve constar apenas “desde mar 01” ou 03/2001 – atual. Opte por um dos dois exemplos abaixo.

Exemplo:
Experiência Profissional
Accor desde mar/ 2001
Empresa no segmento Hoteleiro
Supervisão: Coordenação do Redesenho de Processos operacionais e implantação de projetos ligados à área de Alimentos e Bebidas.

No grupo Accor atuo como Supervisora da área de Alimentos e Bebidas coordenando e prestando suporte à Equipe de usuários do setor. Tenho sob minha responsabilidade acompanhar o desenvolvimento e treinamento dos colaboradores do setor. Em reuniões internas e externas atuo como representante do Grupo Accor..

6) Informações Adicionais:

Aqui você deve listar todos cursos, seminários, especializações de curta duração (desde que sejam relevantes).
Exemplo:

Informações Adicionais
• Curso de comunicação empresarial, Wisconsin School, Estados Unidos, 2004.
• Curso de Gerenciamento de Projetos Financeiros, London School, Londres, 2002.

Portanto, recaptulando :

Quando você já tem experiência profissional a sequência de informações pode ser”:

1- Dados Pessoais
2- Objetivo (opcional)
3- Resumo das Qualificações ( aqui entra o idioma se não for citá-lo após Formação Acadêmica e antes de Experiência Profissional )
4- Formação Acadêmica
5- Experiência Profissional
6- Cursos/ Informações adicionais.

Quando você não tem experiência profissional a sequência de informações pode ser”:

1- dados pessoais
2- formação acadêmica
3- cursos/ dados adicionais.

Obs: Se preferir incluir Objetivo deve fazê-lo entre o iten 1 e 2.

Erros fatais de um currículo e como não cometê-los:

1) Fotos e R.G: só mande foto (3X4) se for solicitada.Nunca inclua número de RG e CPF no currículo.Quando necessário a própria empresa ou agência de emprego irá solicitar.

2) Poluição visual: Deixe as letras coloridas para outro tipo de documento. O ideal são folhas brancas e fontes Arial ou Times New Roman – por serem mais clássicas, tamanho 10,12. O ideal é o tamanho 12.

3) Erros de português: são os mais comuns e podem reprovar um candidato pois demonstram desleixo e português ruim.

4) Falar difícil: informações demais fazem o selecionador gastar muito tempo- e a média que eles dedicam a um currículo é 40 segundos.

5) Mentiras: Há quem diga que concluiu um curso sem ter chegado ao fim. Vale o mesmo para dizer que tem inglês fluente. Por fim errar nas datas de permanência nas empresas acaba levantando suspeitas do entrevistador.

6) Falta de foco: realce seus resultados numéricos mais do que as tarefas que você desempenhava, ex: o setor de vendas teve acréscimo de 15% após analisar a concorrência e implantar novo projeto comercial. Utilize este recurso apenas quando realmente contribuiu de forma efetiva para o aumento de ganhos ou diminuição de gastos/ desperdício no setor que atuou na empresa.
Vale ainda:

• Toda experiência profissional deve constar em seu currículo.
 Se for enviar o currículo por correio certifique-se de que a grafia da empresa esta correta, bem como o nome da pessoa que irá recebê-lo. Encaminhe-o em um envelope grande, que abrigue o documento sem dobras.
• Se você ainda não tem experiência profissional, vale destacar os cursos que já concluiu e os que está cursando (é importante deixar claro que não terminou, para isso é só incluir “em curso ou cursando” após o nome da instituição .
 •Você não deve mencionar o quanto quer ganhar, pretensão salarial é assunto para a entrevista. Se a empresa exigir a informação no currículo, mencione seu salário atual ou seu último salário.

Ufa, feito isto, boa sorte!


































































































29 de março de 2011

Processo Seletivo - Make ideal

Se você tem dúvida sobre ir maquiada ou não a resposta é, de cara lavada nunca!
A maquiagem tem o mesmo efeito que uma mão bem feita, chamamos esse efeito de cereja do bolo, aquele detalhe que faz toda a diferença, indispensável para esta ocasião. Agora, CUIDADO (é assim mesmo bem grande) o ideal é que você esteja maquiada mas pareça ter saído do banho entende?
 Imaginei, então segue a foto com o make ideal:



Foto: Luciana Vendramine para editorial Marie Claire.

Para fazer este make você vai precisar (por ordem de aplicação) de:
Primer, base, pó compacto (com estes produtos você já consegue preparar bem a pele), em seguida a região dos olhos: sombra para sombrancelha (principalmente se ela tiver falhas, a Contém 1G tem um Duo de sombras específico para esta finalidade que tem preço legal e funciona super bem), iluminador tom pérola para canto interno e externo dos olhos logo abaixo da sombrancelha (é incrível o efeito glam que este produto proporciona), rímel, máscara para cílios, blush (no verão invista no tom pêssego e no inverno no tom malva fica ótimo) tome cuidado com este produto ele pode acabar com sua produção se estiver em excesso (se você não tiver habilidade com o blush melhor não passar ok), batom (a cor ideal é nude, várias marcas oferecem opção neste tom).

Atenção especial para a região dos olhos:



Feito isto, pode ter certeza de que estará impecável para a ocasião que, por ser importante, merece todo o cuidado por parte do(a) candidato(a).
Para os homens fica a dica..... nada além de uma barba bem feita e sombrancelhas cuidadas (não é para sair fazendo a sombrancelha não!!!) o que quero dizer é, se tiver excesso de pêlo entre a sombrancelha tire-as, ponto.




16 de março de 2011

Processo Seletivo- Existe um penteado ideal?

Bom o primeiro ponto é, estas dicas valem para profissionais da área administrativa tá gente, imagina um profissional do setor de Design que trabalha em uma agência de Publicidade lendo este artigo, não faz sentido tá!
Muito bem, fazer isso ou aquilo no cabelo para uma entrevista no processo seletivo pode ser arriscado, a dica é a de sempre, quanto mais simples melhor. O que deve estar claro sempre é que o seu conteúdo, o que você tem a dizer não deve ser menos importante que o aspecto do seu cabelo certo?

Então, raiz do cabelo por fazer, cabelo caindo no rosto, com muito volume, com acessórios (tic tac, presilhas, "piranha"nem pensar heim, flor, peças com brilho, enfim, tem muita coisa estranha que as pessoas usam no cabelo por ai) para o processo seletivo devem ficar de lado, usa em outra ocasião querida! Para os homens o que vale é o bom e velho corte bem feito.

Dito isso vejamos, O cabelo ondulado cacheado para esta ocasião se não estiver preso pode estar solto desde que estruturado como o da imagem abaixo, apesar de estar solto não atrapalha em nada o restante da produção.



Foto Leticia Torres para Você S/A 10 de 2009


Esta opção para cabelo solto funciona bem além de ser prática e casual, esta aprovada.

Foto modelo edição 2010 Marie Claire.
 Se preferir ir com ele preso, o rabo de cavalo também é uma boa opção e não erra nunca, veja esse modelo, esta é a altura ideal para o cabelo ser preso, neste caso o rabo de cavalo não deve ser alto (pode ficar vulgar) nem muito baixo (fica com aspecto desleixado).


Foto modelo para edição Exame 2009
 E por fim a opção mais prática dentre todas o coque, simples deve ser preso com grampo do mesmo tom do seu cabelo e o grampo deve ficar invisível ok. Não tem erro.


Foto modelo para edição Exame 2010.


Perfeito, para você que tem cabelo curto, não tem mistério, usa o penteado diário, desde que esteja comportado, afinal de contas entrevista de processo seletivo deve ser considerado como compromisso organizacional/ profissional.

Para vocês homens não tem dica, o importante é o cabelo estar limpo e penteado, que inveja.... pode ser mais simples? Abaixo algumas opções que fiz questão que fossem de pessoas comuns e não modelos profissionais.

                                         
                                                    Alessandro Carlucci da Natura


                             
            
                                                  Marcelo Raback do Mc'Donalds


                                            
                                           Antônio Maciel Neto da Suzano Papel e Celulose.



Exemplos de profissionais que utilizam a imagem pessoal de forma acertiva no ambiente organizacional. Uma observação, já postei anteriormente falando sobre o tom azul para camisa, gravata no vestuário masculino e por coincidência as imagens todas tem uma referência nesta cor.