Sobre o que é o blog?

É um espaço dedicado ao mundo corporativo. Curiosidades, análise de mercado, produtos e serviços. O ambiente organizacional é o tema central dos textos abaixo de forma descontraída e leve. Enjoy.

1 de julho de 2011

Etiqueta Virtual.


Muito bem, o conteúdo deste post é simples. Sempre que você utilizar uma extensão no seu e-mail de uma empresa (exemplo: andrea@oecoconsultoria.com.br) você deve se lembrar de algumas regras básicas, são elas:
1- Em tempos de rede social é comum observar abreviações para tudo que é palavra, tipo: fds, naum, vc, bj, abs, sds, etc... esqueça as abreviações, imagine que o receptor do seu e-mail não tem ideia do sentido que você quer dar as palavras.
2- Falando em abreviação pensa comigo. Um simples Sds, pode ser interpretado como o que? Saudades, saudações, saudaoque? Neste caso é "Saudações", fds significa "fim de semana" e bj, bem é beijo mesmo e este não deve ser utilizado em memorandos trocados entre funcionários da mesma empresa ou fornecedores ou clientes por um simples motivo... é pessoal demais. Já sei, vai dizer que a fulana é super sua amiga que o fulano é quase como um irmão, e eu digo: empresa não é família, quer mandar beijo no e-mail, passa do seu pessoal para suas coisas particulares, pronto resolvido.
3- O sonho de consumo de todos que estão trabalhando é ter mais tempo, tempo bendito tempo, logo, se você quer ter certeza que seu e-mail foi realmente lido integralmente faça o possível para ele ser o mais suscinto, objetivo, claro, focado, enfim não complica não!
4- Se você pode resolver uma questão pessoalmente, faça! Deixe o e-mail para questões mais complexas.
5- Nada pode ser pior do que utilizar um e-mail "sem noção" de um colega como forma de prejudicá-lo com seu superior.
6- A forma mais simples para se iniciar um e-mail é: "Prezado Sr. Fulano", ou: "Fulano, bom dia, boa tarde"...e para finalizar o bom e velho "Atenciosamente", ou, "Saudações".
7- Se recebeu um e-mail que não desceu bem, não agradou nada nada, espere, respire, tome um café, dê uma volta e depois pense no que vai escrever, sempre funciona, e depois o que você menos quer é se arrepender de um e-mail atravessado que possa ter enviado não é?
8- Tópicos, adoro tópicos, são fáceis de ler, de entender, enfim...é uma maneira objetiva de passar informações de forma limpa e clara, funcionam muito bem.
9- Se você não quer virar motivo de chacota pelos corredores é bom treinar a gramática porque se tem algo que se espalha com uma facilidade pelos corredores de uma empresa é que fulano é ruim de gramática, tipo:  "seje", fulana que agradece com "obrigado" que o bertano ainda usa "idéia" e por ai vai.....
10- SE VOCÊ QUER QUE ALGUÉM PENSE QUE ESTÁ DE MAU HUMOR ESCREVA ASSIM, É COMO GRITAR AOS OUVIDOS....UM HORROR!
11- Assim como em uma carta é importante identificar qual o assunto a ser tratado no e-mail, esta atitude auxilia muito quando a quantidade de e-mails recebidos ultrapassa o limite razoável diário.
12- Nunca é demais lembrar, se você gosta de correntes (milagrosas ou não), piadas, ou qualquer coisa que não tenha a ver com a empresa, pode mandar, mas do seu e-mail pessoal para seu amigo, fica melhor assim e você não corre o risco de acharem que você tem tempo sobrando.
13- Por favor se a mensagem será retransmitida você deve se certificar de ter tirado a lista de destinatários anteriores, tipo cc, cco, etc...a menos que os respectivos devam ser identificados de fato
14- em e-mail também tem hierarquia sim senhor(a), portanto de acordo com o cargo é que se determina quem deverá ser copiado.
15- Qualquer documento que tenha anexo deve ser confirmado se está realmente correto.
16- Atenção, a empresa pode sim interceptar e-mails desde que sejam trocados no ambiente organizacional, bem como observar a tela do computador de seus funcionários sem que esses saibam, e mais, em tempo real tá!
Ah! por mais batido que possa parecer, ainda tem gente que fala mau do chefe, da empresa, do colega de trabalho nas redes sociais da vida...parece inacreditável mas tem...
Já vi funcionária que divulgava seu Twitter para todos como se fosse o tal da hora e postava tudo o que acontecia no tal meio de comunicação. Coisas como:  trabalhar dia tal era uma M...., que o chefe era burro e não sabia mexer no seu Iphone, que fulana era isso, que o colega cantava ela mas era casado, enfim tanta asneira que, tragédia anunciada ou não, a coitada teve que ir procurar outro trabalho de M.... para se encostar. Só posso atribuir este tipo de comportamento aos acéfalos, portanto queridos...estejamos atentos sempre.
Gente não tem meio termo, ou é profissional, ou não. Ou tá a fim de trabalhar mesmo, ou quer recreação? Em ambiente organizacional fatalmente quem não tem noção tá FORA!