Sobre o que é o blog?

É um espaço dedicado ao mundo corporativo. Curiosidades, análise de mercado, produtos e serviços. O ambiente organizacional é o tema central dos textos abaixo de forma descontraída e leve. Enjoy.

29 de março de 2011

Processo Seletivo - Make ideal

Se você tem dúvida sobre ir maquiada ou não a resposta é, de cara lavada nunca!
A maquiagem tem o mesmo efeito que uma mão bem feita, chamamos esse efeito de cereja do bolo, aquele detalhe que faz toda a diferença, indispensável para esta ocasião. Agora, CUIDADO (é assim mesmo bem grande) o ideal é que você esteja maquiada mas pareça ter saído do banho entende?
 Imaginei, então segue a foto com o make ideal:



Foto: Luciana Vendramine para editorial Marie Claire.

Para fazer este make você vai precisar (por ordem de aplicação) de:
Primer, base, pó compacto (com estes produtos você já consegue preparar bem a pele), em seguida a região dos olhos: sombra para sombrancelha (principalmente se ela tiver falhas, a Contém 1G tem um Duo de sombras específico para esta finalidade que tem preço legal e funciona super bem), iluminador tom pérola para canto interno e externo dos olhos logo abaixo da sombrancelha (é incrível o efeito glam que este produto proporciona), rímel, máscara para cílios, blush (no verão invista no tom pêssego e no inverno no tom malva fica ótimo) tome cuidado com este produto ele pode acabar com sua produção se estiver em excesso (se você não tiver habilidade com o blush melhor não passar ok), batom (a cor ideal é nude, várias marcas oferecem opção neste tom).

Atenção especial para a região dos olhos:



Feito isto, pode ter certeza de que estará impecável para a ocasião que, por ser importante, merece todo o cuidado por parte do(a) candidato(a).
Para os homens fica a dica..... nada além de uma barba bem feita e sombrancelhas cuidadas (não é para sair fazendo a sombrancelha não!!!) o que quero dizer é, se tiver excesso de pêlo entre a sombrancelha tire-as, ponto.




16 de março de 2011

Processo Seletivo- Existe um penteado ideal?

Bom o primeiro ponto é, estas dicas valem para profissionais da área administrativa tá gente, imagina um profissional do setor de Design que trabalha em uma agência de Publicidade lendo este artigo, não faz sentido tá!
Muito bem, fazer isso ou aquilo no cabelo para uma entrevista no processo seletivo pode ser arriscado, a dica é a de sempre, quanto mais simples melhor. O que deve estar claro sempre é que o seu conteúdo, o que você tem a dizer não deve ser menos importante que o aspecto do seu cabelo certo?

Então, raiz do cabelo por fazer, cabelo caindo no rosto, com muito volume, com acessórios (tic tac, presilhas, "piranha"nem pensar heim, flor, peças com brilho, enfim, tem muita coisa estranha que as pessoas usam no cabelo por ai) para o processo seletivo devem ficar de lado, usa em outra ocasião querida! Para os homens o que vale é o bom e velho corte bem feito.

Dito isso vejamos, O cabelo ondulado cacheado para esta ocasião se não estiver preso pode estar solto desde que estruturado como o da imagem abaixo, apesar de estar solto não atrapalha em nada o restante da produção.



Foto Leticia Torres para Você S/A 10 de 2009


Esta opção para cabelo solto funciona bem além de ser prática e casual, esta aprovada.

Foto modelo edição 2010 Marie Claire.
 Se preferir ir com ele preso, o rabo de cavalo também é uma boa opção e não erra nunca, veja esse modelo, esta é a altura ideal para o cabelo ser preso, neste caso o rabo de cavalo não deve ser alto (pode ficar vulgar) nem muito baixo (fica com aspecto desleixado).


Foto modelo para edição Exame 2009
 E por fim a opção mais prática dentre todas o coque, simples deve ser preso com grampo do mesmo tom do seu cabelo e o grampo deve ficar invisível ok. Não tem erro.


Foto modelo para edição Exame 2010.


Perfeito, para você que tem cabelo curto, não tem mistério, usa o penteado diário, desde que esteja comportado, afinal de contas entrevista de processo seletivo deve ser considerado como compromisso organizacional/ profissional.

Para vocês homens não tem dica, o importante é o cabelo estar limpo e penteado, que inveja.... pode ser mais simples? Abaixo algumas opções que fiz questão que fossem de pessoas comuns e não modelos profissionais.

                                         
                                                    Alessandro Carlucci da Natura


                             
            
                                                  Marcelo Raback do Mc'Donalds


                                            
                                           Antônio Maciel Neto da Suzano Papel e Celulose.



Exemplos de profissionais que utilizam a imagem pessoal de forma acertiva no ambiente organizacional. Uma observação, já postei anteriormente falando sobre o tom azul para camisa, gravata no vestuário masculino e por coincidência as imagens todas tem uma referência nesta cor.


























9 de março de 2011

Processo Seletivo - Com que sapato e bolsa eu vou?

O primeiro post sobre o que vestir já pregava a simplicidade ok! Com o calçado e bolsa é a mesma coisa, quanto mais simples melhor e como estou falando aqui de peças que todos nós temos o ideal é o sapato fechado e preto.
O sapato segue a mesma premissa da roupa, ou seja, decotes e fendas não são bem vindos no ambiente organizacional certo?
 CERTO, e com o sapato é o mesmo raciocínio, não que seja proibido, ou qualquer outra coisa assim, é uma questão de praticidade. Outro ponto amiga, sapato aberto pede pés em perfeito estado!
Outra questão importante, salto, o salto, o bendito salto! Qual o salto ideal? Tamanho 3, 5, 8 10.... preciso te dizer que para o comissão interna C.I.P.A (setor responsável pela segurança no trabalho na empresa) o ideal é que não passe do 3, mas ai tudo bem ninguém merece ficar só no saltinho 3 né, tá liberado o salto 5.

Então fica assim, para a entrevista do processo seletivo vá de salto 3, o modelo abaixo é conhecido como Scarpin.



Agora, se acha o salto 3 pouco para você, vá de salto 5.



O máximo que se pode para esta ocasião dependendo do modelo é o salto 8, neste caso opte por salto estruturado , este é tipo "boneca".




Feito isso, passamos para a bolsa, a cor é a mesma do sapato, neste caso não fica careta combinar tá! Pelo contrário, vai garantir um visual clean e sofisticado (lembra do terninho né!), nada de maxi bolsa nesse momento, prefira as de tamanho médio para pequeno, na verdade algo que caiba seu celular, batom, documento, dinheiro, caneta e mini agenda, e basta ok!




Já ia deixando passar, agenda é importante, uma pessoa organizada utiliza a agenda como sua aliada e pode ser que você precise anotar algumas informações dadas pelo selecionador, como por exemplo (é o que esperamos!) a data da próxima entrevista.


Homens, já falei do sapato e meia no post anterior, se o sapato é preto o cinto é preto, se o sapato é marrom o cinto é marrom, para não ter confusão meias da cor do sapato ou na mesmo cor da calça ok.

Ok, o próximo post será sobre cabelo, isso mesmo, não dá para acordar e seguir para a entrevista impune! Aguardem......




3 de março de 2011

Processo Seletivo- Acessórios.

Vale a pena deixar claro que não gosto de dizer que existe uma "regra" para isso ou aquilo quando se trata de processo seletivo, aliás regras só servem para "engessar" atitudes, pensamentos, etc... contudo, existem algumas dicas que se levadas em conta podem fazer a diferença neste momento tão cheio de expectativas.
E já que o assunto é sério acho que é válido fazer a diferença pelo que pode ser positivo.
Para as mulheres, é imprescindível ter as unhas bem feitas, se você não usa esmalte não tem problema algum desde que estejam feitas (aquelas coisas, cutícula feita, unha lixada, base...etc), agora se você gosta de cor é bom saber que os tons indicados são aqueles que parecem com nada! Sem graça né!
Mas é para ser assim mesmo, lembre-se o que deve chamar a atenção em um processo seletivo é o que você tem para dizer e não seu esmalte!


Da esquerda para direita: francesinha Branco + Top Blanc da Impala, Rosé da Colorama, Chic Pele da Colorama, Cappuccino da Risqué, Natural Nude da Colorama. Como gosto de democracia tem cor ai para todos os gostos, até o Cappuccino que é um pouco mais escuro mas, que por ter sua elegância discreta pode fazer parte desta lista.

Ok, os acessários podem ser doudados ou prata, lembre-se menos é mais, então opte por peças simples e de médio para pequeno no tamanho certo! Alguns exemplos:



A pérola é uma boa opção sempre por ser clássica, anel Vivara, brinco vintage acervo pessoal.
 

O brinco tem tamanho médio porém é liso por issso não compromete, anel Vivara, brinco acervo pessoal.


Essa opção tem pedras mas é delicado, anel e brinco acervo pessoal.


Esta é a opção para a pérola em prata, neste caso oanel pode ser de pérola também, anel e brinco acervo pessoal.


Esta opção é mais ousada, porém o formato da peça é tradicional, anel e brinco acervo pessoal.


O brinco dourado é trabalhado o que já o diferencia dos demais, anel e brinco arquivo pessoal.

Relógio é opcional, estes têm tamanho médio que eu adoro, o tamanho pequeno também é ideal para a ocasião,da esquerda para direita Mont Blanc, Technos, Michael Kors.

Para homens, nossa bem mais simples, nada além de um relógio e uma aliança, só isso e já está ótimo! Detalhe, se você tem o costume de fazer a unha (digo ir à manicure mesmo e pirar com a base ultra brilho!) que ela seja somente limpa, nada de base e outras coisas malucas que possam fazer na sua mão tá!

Então, detalhes tão sutis que fazem toda a diferença, pode acreditar!
No próximo post mais dicas sobre forma ideal para processo seletivo, até porque o conteúdo (esse sim importantíssimo) será o último item que vou abordar até pela sua extensão! Aguardem!!